12.2.07

Portugal acompanhando a modernice e a burrice..

Se o preço para sermos modernos foi dizer sim, então chamem-me antiquado....

18 comentários:

Sarita disse...

Tou contigo

Anónimo disse...

My man já sentes a revolta de seres rotulado de "antiquado" a queimar os "couratos"?
Eh pá então vais ver daqui a 20 anos...
Digo mais:
Se o preço para sermos bonzinhos é dizer sim, com o coração a dizer não;
então chamem-me velhote!
E isto não é só publicidade...é mesmo verdade.
Abração Gonçalix
Ah já me esquecia,tens aí o Obélix?
pergunta se ainda veste calças 52.

Gio disse...

Mas temos todos de nos lembrar que isto não foi uma campanha para dizer que somos ou não a favor do aborto.
Mas sim por fazer ainda mais mulheres terem de passar por coisas degradantes, e por ilegais.
Eu sou contra o aborto, mas não vou ser eu a mandar a pedra. Vou apoiar e educar a todos, para que não tenham de chegar ao ponto de ter de fazer abortos.
Entendam não é apoiar, mas ajudar a quem precisa... sentar-se com os impios como Jesus fez, nao julgar, mas ajudar, ensinar e dizer nao faças mais.
E não apenas dizer que sou contra, porque de facto sou.
Acham que Deus não quer o melhor para os seus filhos? impios ou não?
claro que quer!
Mas para isso temos de oferecer condições a quem nao conhece a verdade, e acima de tudo apoiar (nao concordar, mas apoiar) a quem tanto precisa nesse momento.
Pensem... O que Jesus faria? Dizer apenas que não, ou criar condições para quem mais precisa no momento?
E é isso que devemos fazer, apoiar, ensinar, prevenir, e acima de tudo amar! Porque estas pessoas nao sao criminosas, são pessoas que vivem na ingorancia.
O mais importante é o que fazemos agora, e não apenas o que achamos!

;-)

Gio disse...

Goncalo nao tem nada a ver com ser antiquado, ou modernos...
Mas sim praticos... porque para mim ser antiquado é não fazer nada, e apenas comentar.
Ser moderno é ensinar a solucionar.

Gonçalix disse...

Axas k é legalizando o aborto que está a educar alguma coisa? eu não julgo ninguem, e em relação a Deus,é certo que ajuda a solucionar, mas ao dizer um mandamento "não matarás" é claro como tudo, o problema é quando não conseguimos estar debaixo das leis, vamos alargando, e desta vez alargámos tanto que o aborto é legal..Jesus certamente não concordava com o matar de um bébé mesmo que a mãe tivesse a razão que tivesse, certamente demonstrava o caminho certo, e ao despenalizar o aborto estás a caminhar no sentido oposto,estamos a abrir uma porta á banalização e dar uma opcão legal e completamente aceitável que é o aborto.. e estou bem ciente do que digo em relação a este referendo, não me refiro ao aborto, refiro mesmo á legalização... para mim é Não!

Abraço mans

Gio disse...

Ok, mas lembra-te quem fazia, iria continuar a fazer apesar da sua legalização ou não!
Podes ser contra, mas as pessoas que o fazem teriam de fazer nas circunstacias crueis! E nada disso iria mudar!
Nao é a legalizar, que se muda ou educa, mas permite ganharmos tempo como sociedade!
nao achas?

Gonçalix disse...

mas aí estás me a dar razão, ou seja as pessoas que faziam, vão sempre fazer seja legal ou não, o que para mim me preocupa são as que possivelmente não iriam fazer, está agora uma grande porta aberta para o fazerem... o estar legalizado passa a ser uma opção normal de poder ter o filho ou não sem que nada as impeça...e em relação ao ganharmos tempo, axo que perdemos tempo, porque tudo o que se tentou educar até agora, é posto em causa porque é legal...

Anónimo disse...

Como cristãos dizemos NÃo! mas a verdade é k por exemplo,os católicos fizeram vários movimentos a favor do ÑÃO mas NO TERRENO teem dezenas de centros de apoio às mães carenciadas e meninas que vão ser mães.
Que eu tenha conhecimento nenhuma ig.evangélica faz isso...
Neste referendo penso k nenhum de nós esteve com pedras para mandar a ninguem MAS SIM CONTRA A PRÁTICA do aborto (k 2 dias depois já vimos k vai ser um grande negócio para clinicas privadas)k se pode tornar um método anticoncepcional para pessoas irresponsáveis.
Sergio,caberá a cada um elucidar alguem k nós conheçamos e ajudar essa pessoa.
Na realidade o k tem acontecido nos ultimos anos é k foram-se alargando e abafando os mandamentos e principios de DEUS.Jesus não veio abolir a lei.Mas hoje assistimos impávidos e serenos ao divorcio,ao consumo desregrado de
alcool,cristãos k acham muito bem fumar,quando governos fazem um combate enorme por causa da saude,namorados k vivem juntos etc etc.Tudo isto na igreja como se fosse normal e da vontade de DEUS!
Sergio não é uma questão de ser religioso ou bota de elástico é uma questão de sermos CUMPRIDORES da Palavra com amor claro!
Aliás sabes o k é ser religioso segundo akilo k JESUS falou?
Religioso é aquele k no Templo é uma coisa e cá fora é outra.
Abração a ti Sérgio e Gonçalix

Gio disse...

Bem... Mas tudo o que voces referem eu concordo! Entendam! EU SOU CONTRA O ABORTO! E desculpa Goncalo mas nenhuma mulher antes nao faria um aborto, irá agora passar a fazer! Isso para mim é ridiculo pq nenhuma mulher se quer fazer passar por isso. E digo ainda, que concordo 100 com o que o Armando diz, nós na pratica nao temos nada no terreno para fazer em relação ao aborto. E é isso que tanta falta nos faz. É ensinar as mulher os metodos contraceptivos que deveriam de ter usado, aliásn nem só a elas mas aos homens tambem, pq tb são cumplices, e depois descartam-se da responsabilidade e deixam-nas sofrer e até ir para a prisão.
E Armando este referendo era bem esplicito que não era a perguntarmos se eramos a favor do aborto ou não. Era para saber se deveriamos penalizar quem o fizesse! Que é bem diferente!
Por exemplo eu sou contra a prostituicao, mas acho que essas mulheres o que precisam é mais de amor e carinho e de quem as ajude a mudar de vida, do que irem parar apenas a prisao. Pq quem as faz delas prostitutas é quem lá vai, e se descarta do que elas fazem. Nao foi isso que jesus fez? Ensinou e disse, vai minha filha e nao peques mais? ou mandou-a ir para a prisão pq ela era prostituta e deveria de pagar?...
Não é sim tão linear? pois nao?
Eu sou contra o aborto, e apesar da decisão nao posso dizer se estou contente ou não, tenho é de agir!
Porque recondem-se que a maioria das pessoas que fazem abortos são casadas... de familias constituidas... e apararentemente serias...

Gio disse...

Em relação ao estar impávido e sereno perante o divórcio... vicios... etc...
Isso já é outra conversa.
Em relação a vicios, e isto é uma opção minha pessoal.
Eu evito qualquer tipo de vicios, desde que se estejam a tornar dependencia. O café é um exemplo que não referes... curisoso... é dos maiores vicios que os portugueses tem e dos que mais hipertensão nos dá.
O alcool o mesmo, sempre que acho que estou ir longe corto-o por completo! Não dependo dele. Às vezes divirto-me com amigos á volta de um copo... mas nao dependo dele.
Fumar... o eterno acto proibido pelos evangelicos portugueses... é curioso o que a cultura faz... Os Cristões americanos e Nordicos fumam desalmados, e se virem um portugues beber vinhi escandalizam-se... curioso não?
Eu sou contra todos os vicios, sejam eles quais forem! e por isso os evito! Não fumo, evito beber, evito mentir, evito depender de cafeina, evito de magoar quem tanto me ama!
Agora em relação ao divorcio...
Ninguem está impavido e sereno, falo pessoalmente! Mas realmente só quem sabe o que se passa no convento, em quem lá está dentro!
Nós não sabemos o que se passa entre casais e as humilhaçoes que eles por vezes se obrigam a passar... a fazer questao de magoar a outra pessoa, trair, etc...
Mas o que eu sei é que Deus é contra o Divorcio!
Mas mais ainda é que ele é contra que os seus filhos não sejam felizes! E que apesar de por vezes não conseguirem viver com as decisoes que fizeram, vivam em angustia toda a sua vida!

Eu nao gostava que o meu filho um dia se divorciasse, mas muito menos que ele fosse infeliz para o resto da vida! E podes crer que eu faria tudo ao seu alcance para que ele podesse seguir com a sua primeira decisao de casamento, mas eu quero é o ver feliz!

Tu como Pai, não concordas?

Gio disse...

E digo mais!
Tomara que continuem a existir muitos mais homens como tu que tem dado exemplo de uma familia.
Agradeço mesmo a Deus por isso!
É esse o objectivo de vida! E para a dos outros.

Anónimo disse...

Grande sergio concordo com tudo o k disseste.Não falei em café por esquecimento.Sempre bebi uns copos valentes com os meus amigos(tozé e Zé Luis por exemplo)e bebo café.
Mas a diferença é essa mesma SEI PARAR.O k eu kero é k as pessoas percebam k saímos do 8 e passámos ao 80...NÃO FAÇAS,NÃO VISTAS,NÃO COMAS,NÃO TOCAS BATERIA...ah pois! e agora parece k VALE TUDO!
Vejo as pessoas comprometerem as suas convicções como uma rapidez e uma facilidade que me admira.
Em relação aos charutos e ao vinho
a verdade é k a Org.Mundial de Saude ataca quem fuma e não ataca quem bebe.Um copo de vinho tinto à refeição é aconselhado a toda a gente.
Não disse k estavas impávido e sereno disse k hà uma acomodação geral a todas estas situações.
Posso dar-te um exemplo:
À 4 meses entrou em minha casa um casal com o divorcio decidido e hoje são um casal "feliz em reconstruçao" porquê? Porque apesar das coisas escondidas k só o casal sabe, DEUS tem poder e com o nosso envolvimento e amor restaura-se "a obra de arte" entendes?
Agradeço as tuas palavras.Na verdade eu e a Lena tentámos ensinar nossos
filhos a serem "abertos" mas k pensem,confrontem,meçam e sobretudo sejam coerentes com a Palavra k "pregam" ou cantam aos outros.Não irem na enchurrada da carneirada,do grupo etc!
A IGREJA precisa de pessoas comprometidas,k sejam exemplo,Creio k quem nos rodeia quer mesmo é ver realidade "no pacote".
Acredita k os teus vizinhos/amigos/crentes não olham só para ti,veem a tua postura em tudo,na igreja,em casa,no trabalho com tua mulher,filho,pais etc etc.
Vou parar senão não paro.
UM abração

Gio disse...

Mas é isso mesmo que eu refiro, e tu bem descreves!
Para mim não existe impossivel para Deus, e os relacionamentos não são exepção. E honro-te no modo em que tu ajudes, tal como ajudaste esse casal. Mas como sabes nem todos pensamos do mesmo modo, e por vezes nem todos temos ou permitimos que Deus trabalhe em nós da mesma forma. Não me estou a desculpar entende, estou a constactar um facto. E Deus por nos amar tanto, magoa-se por isso, mas não nos deixa de amar e querer suportar e até nos elevar de novo.
Entendes? Para quem me conhece, sabe que eu sou um homem que tenho vivido na graça de Deus, mas tambem não quero ser um alienigena e utopico como por vezes se esteriotipa como se julga ser um cristão!
Porque se julga o cristão como um ser chato e sem sal. Tu sabes bem ao que me falo, mas tambem acho que não podemos fazer tudo o que nos apetecer...
Porque tudo tem de ter um sentido! Deus dá-nos a oportunidade de podermos disfrutar de uma boa aguardente em casa após as refeições... ;-) Para nos termos um pouco de prazer para quem gosta claro... Mas com isto, de modo algum Ele quer que nós nos tornemos alcoolicos, e destruamos os nossos lares, e a nós mesmos como é obvio! (Como Paulo disse: Tudo nos é licito, mas nem tudo nos convem!)
Temos é de ter a sensibilidade de como podermos transmitir a mudança que ocorreu nas nossas vidas, e de que continuamos a aproveitar de tudo o que existe de bom na terra, desde que não comprometa os principos da Palavra.
E não é só imagem... é de vida que falamos.
A imagem não transforma a vida de ninguém, mas é o mostrar e revelar do nosso coração que afecta as pessoas...
Não é apenas o faço ou não faço, mas sim o que faço pelo que acredito!
E isso não é a imagem, é nas relações com as pessoas.
Como a velha frase: "Vês o vinho que eu bebo, mas não vês o tombos que eu dou."
Porque às vezes só constam o que as pessoas fazem no momento, mas não sabem se as pessoas são de facto controladas.
Eu dou-te o meu exemplo, e o Goncalo pode comentar.
Eu bebo os meus copos com amigos, mas aposto que nunca me viram completamente embriagado, porque eu conheco bem o meu limite. E paro sempre antes dele chegar. Mas tambem não posso negar que as pessoas me vejam beber apesar de elas nao conhecer o meu limite.
Bom senso... Não julgo, evito, mas tambem sou humano, e tento crescer.
É claro que tudo o que te digo, são coisas que bem sabes.
Mas eu gosto de discutir/opinar com quem eu possa aprender algo. É o vosso caso, Armando e Goncalo.

Grande Abraço!

Gonçalix disse...

Estou a gostar desta troca de ideias, é com isto que aprendemos.... mto bom sim senhor, qt a ti serginho,confirmo que és um homem que sabes te por no teu lugar mesmo quando tudo á tua volta assim não o faz,posso o reconhecer devido á nossa vivencia... Quanto ao Armando concordo contudo, o que me entristece no meio de isto tudo é ver os verdadeiros valores a serem diluidos da nossa sociedade e sem ninguem fazer nada... Se não formos nós a diferença quem a será??
Ser cristão não é vida sem sal, é saber viver sendo sal para os outros debaixo da vontade de Deus, mais que religião ou regras, é intimidade...

Grande abraço

Anónimo disse...

Amigos eu bebo aguardente velha,vinho tinto,cervejolas,whiskey não é isso k está em causa.Agora NUNCA ninguem me viu bêbado...eu falei de 8 e 80.Eu creio k no meio está a virtude.Não esqueçam k Jesus começa o ministério nos "comes e bebes" fez questão de "criar" vinho melhor nas bodas.Alem de ter usado "a mesa" para ensinar e mudar vidas.Ex:Zaqueu,Marta etc e termina o ministério à mesas com os "amigos" (não vos chamo servos mas amigos disse Ele)apóstolos na Ceia!
O k está mesmo em causa é o k disse antes,seja no Casamento,no convivio,etc etc etc hà k não ser religioso 8 nem leviano 80,e não hipotecar o compromisso k temos com Deus e penso k seria bom para alguns (não é o teu caso sergio)AMPLIFICAR A VOZ DO E.S. no quotidiano.
Eu não acredito em pessoas k no palco são uma coisa e fora dele são outra seja pregadores,musicos etc.
Quero mesmo é k as pessoas olhem para mim e vejam o Armando beber uns copos saudavelmente e ser tansparente.Sergio Hoje as pessoas "querem ver" na montra o k está no armazém.Realidade mas não virtual.
Sergio e Gonçalo para marcarmos quem nos rodeia às vezes temos de dizer NÃO e sermos incómodos,chatos,anti-corrente da carneirada.Eu recuso-me a dizer o k os outros gostariam de ouvir.Prefiro dizer o k TEEM de ouvir.Mas Atenção! não sou perfeito e tenho de ter TAMBEM um coração aberto e ensinável.Perceberam?ABRAÇÃO

Gonçalix disse...

Eu penso e tento praticar o mesmo... Trata-se de vida verdadeira... Axo que aí estamos todos de acordo... mais que "parecer" é "Ser"...

Abraços camaradas

Gio disse...

Sem duvida!
E engraçado Armando... Que apesar de termos todos idades diferentes, temos apenas um desejo comum... Servir!...
E é este servir de um modo prático tal como descreves, nem de 8, nem de 80 que tanto diferença nos faz.
E é isso que tu falas, que eu desejo ser todos os dias da minha vida. Quero ser através de Deus, do que aprendo na sua palavra, do exemplo de Jesus, e através da sensibilidade que vem pelo Espirito Santo. E claro através do exemplo de pessoas mais velhas e maduras que me ajudam a equilibrar com o seu exemplo.
Mas agora puxando de novo o tema do referendo... ;-)
Acho que por vezes nas igrejas ensina-se apenas a base que é totalmente correcta, neste exemplo é o não, mas não nos ensina (e parte de nós!) a sermos práticos em relação a este tema.
E esta foi a minha abordagem! Sou totalmente contra, e custa-me ver e temo, que possamos continuar totalmente impavidos e serenos...
E eu não quero ser assim! Nunca fui com outras coisas, e esta não é excepção!
E vejo muito claramente que voces os dois estão comigo nisto, o que me alegra imenso! Nao dizem o não de enchorrada, mas sim com vontade de o ajudar a solucionar...
E é disto que a nossa nação precisa, de homens como voces!

Abraços!

Ana disse...

Frase simples, mas profunda.
Eu também sou uma antiquada, de 32 anos, e uma "moralista", como já me chamaram também.
Não me incomoda esse facto, nem me incomoda que os valores em que acredito não tenham "ganho" um referendo.
O mais importante é o que está dentro do meu coração...ganhando diariamente.